Olá! Seja muito bem-vindo ao site oficial do Grupo de Estudos e Pesquisas em Alimentação AgostoS – Alimentação, Gostos e Saberes- grupo vinculado à Linha de Pesquisa “Educação, Currículo e Ensino” (LECE), do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira (PPGEB), da Universidade Federal do Ceará (UFC). O grupo AgostoS tem como principal objetivo divulgar as pesquisas sobre a gênese do saber em alimentação e nutrição no Brasil, bem como divulgar estudos e pesquisas científicas que discutem a relação entre Educação e Alimentação.
O AgostoS é coordenado pelo prof. Dr. José Arimatea Barros Bezerra, docente lotado na Faculdade de Educação (FACED/UFC). O professor José Arimatea já desenvolveu e desenvolve várias pesquisas na temática da alimentação, sendo orientador de vários trabalhos acadêmicos nessa linha (monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado).
No momento o docente está coordenando o desenvolvimento de alguns projetos de pesquisa, com apoio dos órgãos de fomento, como o CNPq e o FNDE: a pesquisa “Práticas alimentares nordestinas: estudo sobre alimentos tradicionais dos estados do Ceará e Piauí”, por exemplo, versa sobre a biodiversidade alimentar dos alimentos tradicionais do Nordeste Brasileiro que possuam condições de serem recompostos como potenciais geradores de Segurança Alimentar e Nutricional, bem como de serem inseridos em políticas públicas de alimentação e nutrição, notadamente no PNAE- Programa Nacional de Alimentação Escolar; já o projeto “Os saberes gastronômicos e a formação de chefs: o itinerário acadêmico-profissional de gastrônomos que atuam em Fortaleza” analisa a formação de chefs de cozinha, tendo em vista a trajetória profissional de dois grupos, sendo um com formação empírica e prática e outro com formação técnica curricular; outro projeto de pesquisa em andamento é o “Narrativas e memórias gustativas de lá e de cá: traduções de brasileiros e estrangeiros sobre comida e cultura alimentar”, que tem por objetivo identificar o discurso de estrangeiros residentes no Ceará e de brasileiros residentes no exterior sobre suas culturas alimentares de origem e as locais respectivas, indicando resistências e adaptações, bem como averiguar como essa experiência de distanciamento e de aproximações pode repercutir sobre suas identidades; outro interessante projeto de pesquisa trata da implantação de uma Unidade Acadêmica Especializada (UAE) junto à UFC, que tem como foco ações de pesquisa, ensino e extensão em Educação e Segurança Alimentar e Nutricional.
Neste último projeto, a formação de gestores, coordenadores pedagógicos, professores, agricultores familiares, pescadores artesanais, nutricionistas e merendeiras, bem como a produção de materiais didático-pedagógicos em Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e em Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), as pesquisas de âmbito regional ou nacional com foco em alimentos tradicionais e na produção agrícola familiar, a integração de políticas públicas de saúde, alimentação e nutrição e a alimentação escolar para povos indígenas e comunidades quilombolas poderão ser contemplados em nossos estudos.
A idealização do grupo de pesquisa AgostoS se deu no âmbito da pesquisa “O processo de Gênese do saber em alimentação no Ceará (1940-1973)“, desenvolvido pelo coordenador entre 2006 e 2008, quando trazia ali, no bojo de seus objetivos, a pretensão (já praticamente estabelecida) de “criação de condições favoráveis de discussão e de intercâmbio com grupos constituídos de pesquisas em alimentação, tendo em vista o estabelecimento de um grupo interdisciplinar de estudo sobre a temática, vinculado à Faculdade de Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFC”.
Naquele momento, o grupo AgostoS estava praticamente sedimentado, contando com os seguintes pesquisadores: o professor José Arimatea Barros Bezerra (coordenador); dois alunos de graduação (bolsistas PIBIC/CNPq); um aluno do curso de Mestrado em Educação e; uma aluna do curso de Doutorado em Educação. São eles: Ricardo Cléber de Oliveira e Tiago Sampaio Bastos (graduandos), Fauston Negreiros (mestrando) e Marlene Lopes Cidrack (doutoranda). Esta foi a formação inicial do Grupo de Pesquisa AgostoS. Todavia, o ponto inicial da produção científica em alimentação e educação no Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da UFC (PPGEB/FACED/UFC) deve-se à professora Maria de Lourdes Peixoto Brandão, que em 1997 defendia sua tese doutoral intitulada “Os saberes agrário-agrícolas no projeto formativo da escola rural: o currículo como uma política cultural”.
Esta tese analisou o currículo oficial da escola básica rural, buscando alcançar a compreensão das relações entre o conhecimento oficial e a cultura popular na produção agrícola, demonstrando assim a forma como foi utilizado o currículo, como instrumento de política cultural. Em 2002, seguiu-se àquele primeiro trabalho a tese de José Arimatea Barros Bezerra, intitulada “Comer na escola: significados e implicações”, que analisou o contexto do comer na escola, tendo como objeto central os significados que a merenda escolar (como prática concreta e como discurso) adquiria no cotidiano de uma escola pública de ensino fundamental e nas práticas alimentares da comunidade. Explicitou esta tese que os significados presentes nas representações sociais que os sujeitos envolvidos no contexto escolar elaboram sobre a merenda escolar geram um habitus que tende a orientar as disposições práticas referentes a comer na escola, à organização do trabalho pedagógico, à jornada escolar, dentre outros fatores.
Portanto, essas práticas que se relacionam com a merenda escolar atuam como elemento curricular (CURRÍCULO OCULTO) de reforço à submissão dos alunos e tendem a naturalizar a situação de exclusão em que a maioria deles se encontra. Depois dessas pesquisas iniciais o AgostoS sedimentou-se cada vez mais, contando hoje com a publicação de inúmeros artigos científicos, monografias, dissertações de mestrado e teses de doutorado, edição de livros, bem como está ininterruptamente desenvolvendo projetos de pesquisa no âmbito da temática alimentar. Destacam-se, dentre outros, os trabalhos de Marlene Lopes Cidrack, de 2010 (Escola Agnes June Leite: formação e práticas curriculares de visitadoras de alimentação -1944/1966); o de Tiago Sampaio Bastos, de 2011 (Análise sócio-histórica de cartilhas de educação alimentar, décadas de 1930 e 1940); o de Jorge Washington da Silva Frota, de 2011 (Educação e alimentação: ideias sociais, políticas e pedagógicas na obra de Dante Costa) e; o de Alice Nayara dos Santos, de 2012 (Fome, educação e alimentação: proposta educativa de Josué de Castro). Também destacamos as pesquisas realizadas por ALCÂNTARA (2009), NEGREIROS (2009, 2012) e GONDIM NETO (2012), que tratam, respectivamente: da relação de alimentação saudável, com base nas revistas em quadrinhos distribuídas pelo governo federal às escolas públicas de ensino fundamental; da verificação do PNAE como um instrumento de desenvolvimento social e de qualidade de vida frente à situação de fome em Guaribas/Pi; da relação entre currículo, práticas alimentares, cotidiano escolar e educação para o gosto alimentar em Teresina/Pi; da verificação da assiduidade e periodicidade na utilização do Restaurante Universitário da UFC pelos estudantes africanos, analisando seus rituais diante dos alimentos neles servidos. Por derradeiro, citamos as pesquisas de Francisco José Alves de Aragão, de 2012 (Ovinos e caprinos como habitus alimentar na história dos sertões cearenses); a de Rodrigo Viriato Araújo, de 2013 (Os saberes gastronômicos e a formação de chefs: o itinerário acadêmico-profissional de gastrônomos que atuam em Fortaleza-ce); e a de Beatriz Helena Peixoto Brandão, de 2014 (A Emergência do Saber Gastronômico na Academia: a experiência do Bacharelado em Gastronomia da Universidade Federal do Ceará). Todas essas pesquisas deram-se no âmbito do grupo de pesquisas AgostoS e refletem, de certo modo, a contextualização do momento histórico vivido, bem como aprofundam o debate acerca da complexificação dos comportamentos e práticas alimentares na hodiernidade.
Não obstante, demonstram ainda como novas ações envolvendo a Educação e a Segurança Alimentar e Nutricional vêm sendo desenvolvidas por meio do Estado Brasileiro, aqui representado pelo grupo de pesquisa AgostoS, vinculado à UFC- Universidade Federal do Ceará. Registramos ainda que há, no presente momento, três pesquisas em nível de doutorado e duas em nível de mestrado, todas versando sobre a temática da alimentação e sob orientação do coordenador do grupo de pesquisas AgostoS, prof. José Arimatea Barros Bezerra.
Sinta-se à vontade para explorar tudo o que este site oferece. Acreditamos que, para se estabelecer um contínuo estímulo à criação e a produção de bens imateriais é preciso que se viabilizem mecanismos capazes de flexibilizar os direitos de propriedade intelectual, permitindo o estabelecimento de legislações que restrinjam direitos individuais sobre bens imateriais, em favor de interesses coletivos e sociais. Assim, somos partidários da aplicação da Função Social da Propriedade intelectual, de modo a gerar um equilíbrio entre os interesses dos autores e da sociedade, sintetizando a própria capacidade criativa do homem sobre a produção e o acesso ao conhecimento.
Você, caro internauta, tem o direito de ter acesso, de não ser excluído dos benefícios gerados por algo que é resultado da produção coletiva, e que tem uma característica social, porque envolve a participação de todos. O conhecimento produzido hoje pressupõe um conhecimento anterior, fruto da curiosidade humana, da necessidade que têm os homens de criar melhores condições de vida e de convivência com o mundo. O conhecimento produzido é, para nós, um bem público, que não pode ser deixado de lado, ou utilizado apenas como justificativa para os princípios e normas do regime capitalista de produção. Boa Pesquisa!
MEMBROS DO GRUPO DE PESQUISA AGOSTOS
José Arimatéa Barros Bezerra, Prof. Dr, UFC – Coordenador http://lattes.cnpq.br/8455253726902963
Maria de Lourdes Peixoto Brandão, Prof. Dra., colaboradora,UFC http://lattes.cnpq.br/9103746007418057 Marlene Lopes Cidrack, Prof. Dra., Colaboradora, ESP/CE http://lattes.cnpq.br/5561256910333344 Ariza Maria Rocha – Prof. Dra., Colaboradora, URCA http://lattes.cnpq.br/3657678560716070 Cláudia Sales de Alcântara – Prof. Dra., Colaboradora, FCRS/CE http://lattes.cnpq.br/6821302653123707 Jorge Washington da Silva Frota – Prof. MsC, BOMBEIROS/CE http://lattes.cnpq.br/0014330614016887 Tiago Sampaio Bastos – Prof. MsC., SEDUC/CE http://lattes.cnpq.br/7114356194197028 Rodrigo Viriato Araujo – Prof. MsC., UFC http://lattes.cnpq.br/0549880350498757 Leopoldo Gondim Neto – Prof. MsC., UFC http://lattes.cnpq.br/5018410672397881 Alice Nayara dos Santos – Doutoranda, UFC http://lattes.cnpq.br/3735407629856702 Beatriz Helena Peixoto Brandão – Doutoranda, UFC http://lattes.cnpq.br/9620754962810979 Cintya Kelly Barroso Oliveira – Prof. MsC, SEDUC/CE, Doutoranda/UFC http://lattes.cnpq.br/1276859777540978 Juliana Gil da Silva Machado – Mestranda, UFC http://lattes.cnpq.br/4240141095738806 Francisco José Alves de Aragão – Mestrando, UFC http://lattes.cnpq.br/7507129434693361 Áquila Matheus de Souza Oliveira – Graduando, UFC http://lattes.cnpq.br/2236951086428080 Ana Lieby Barbosa Costa – Graduanda, UFC http://lattes.cnpq.br/4789959422603406 Luanny da Silveira Siqueira – Graduanda, UFC http://lattes.cnpq.br/4789571128544229 Francisca Leide Rodrigues Freitas- Prof. Espec., SEDUC/PM Pacajus/CE http://lattes.cnpq.br/1853179534542711 Álvaro Magalhães Cavalcante Pereira – Mestrando, UECE http://lattes.cnpq.br/2371008164384089 Adriana Camurça Pontes Siqueira- Prof. Dra., UFC http://lattes.cnpq.br/3517937068506891 Eveline de Alencar Costa – Prof. MsC, UFC; Doutoranda, UFC http://lattes.cnpq.br/8096214145275541 Hermano José Maia Campos Filho – Prof. Espec., UFC hhtp://lattes.cnpq.br/5549646701227729 Paulo Henrique Machado de Sousa – Prof. Dr, UFC http://lattes.cnpq.br/0755288210417310 Sandro Thomaz Gouveia – Prof. Dr, UFC http://lattes.cnpq.br/6837933492683438 Robson Nascimento da Mota – Prof. MsC, UFC http://lattes.cnpq.br/4760173844891677 Matusaila Aragão Macêdo – Prof., Espec., UFC http://lattes.cnpq.br/7022442760433635
José Arimatéa Barros Bezerra, Prof. Dr - UFC Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (1990), especialização em Educação Popular em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará e Escola de Saúde Pública do Ceará (1996), doutorado em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2002) e pós-doutorado em História pela Universidade Federal do Paraná (2009). Atualmente é professor associado da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Educação e Alimentação, atuando no ensino das seguintes disciplinas: política educacional, gestão educacional, antropologia e história da alimentação.
Realiza pesquisas sobre as temáticas: políticas públicas de alimentação e nutrição; educação, alimentação e cultura, alimentos tradicionais do Nordeste, gênese do saber em alimentação no Brasil e história da alimentação. É Vice-Diretor e Coordenador de Programas Acadêmicos da Faculdade de Educação da UFC, período 2011-2015 e membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Academia Cearense de Odontologia.
CURRÍCULO LATTES à http://lattes.cnpq.br/8455253726902963
Maria de Lourdes Peixoto Brandão, Prof. Dra., Colaboradora – UFC
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Ceará(1976), especialização em Metodologia da Pesquisa Em Educação pela Universidade Federal do Ceará(1980), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(1986) e doutorado em Educação pela Universidade Federal do Ceará(1997). Atualmente é Membro de corpo editorial da Diversa (Parnaíba. Impresso). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo. Atuando principalmente nos seguintes temas:CURRÍCULO- AGRÁRIO-AGRÍCOLA- CULTURA- RURAL.
CURRÍCULO LATTES à http://lattes.cnpq.br/9103746007418057
Marlene Lopes Cidrack, Prof. Dra., Colaboradora, ESP/CE
Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará (1971), mestrado em Educação em Saúde pela Universidade de Fortaleza (2003) e doutorado em Educação na Universidade Federal do Ceará (2010). Aposentada da Secretaria da Saúde do Ceará. Tem especialização nas áreas de Periodontia, Metodologia do Ensino e Pesquisa, Educação em Saúde Coletiva e Gerontologia, tendo se titulado nesta última pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia, atuando principalmente nos seguintes temas: odontologia, metodologia qualitativa, idosos, educação em saúde, saúde, qualidade de vida e alimentação. Membro titular da cadeira nº 11 da Academia Cearense de Odontologia. Presidente do Comitê de Ética e Pesquisa do Centro de Educação Continuada da Academia Cearense de Odontologia.
CURRÍCULO LATTES à http://lattes.cnpq.br/5561256910333344
-Ariza Maria Rocha, Prof. Dra., Colaboradora, URCA -
Formada em Educação Física pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR (1987). Especialista em Educação Física Infantil (UNIFOR) e Filosofia Politica (UFC). Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2000-2002). Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2005-2008). Atualmente, leciono na Universidade Regional do Cariri – URCA. Pós-Doutorado em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa -FLUL,agosto\2013-jul\2014. Bolsa financiada pela CAPES – Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior.
CURRÍCULO LATTES à http://lattes.cnpq.br/3657678560716070